TÓPICOS

Você esta sentido dores no quadril ?

As dores na articulação do quadril podem se apresentar de diferentes formas e com diferentes localizações.

A dor mais típica da articulação coxofemoral é aquela que ocorre na região anterior (da frente) do quadril, descrita como uma dor na “ virilha ” (região inguinal), que pode em muitos casos irradiar para coxa e até mesmo para o joelho. É descrito como uma dor profunda e difícil de localizar com a ponta do dedo ;  uma dor profunda.

Pode acontecer durante movimentos de atividades cotidianas como entrar e sair do carro, agachar para pegar um objeto, cruzar as pernas, calçar um sapato ou meia. Mas também podem surgir sintomas durante atividades físicas de impacto, como a corrida.

Apesar da dor anterior (“virilha, inguinal”) ser a mais comum, outras localizações também são possíveis.

A dor do quadril pode ocorre na região lateral (trocantérica) e na região glútea profunda com irradiação para face posterior da coxa.

A sua dor é representada por algum destes locais abaixo?

Dor Anterior

Dor Lateral

Dor Glútea

E quais são as doenças do quadril que podem cursar com estes sintomas ?

  • Artrose/desgaste
  • Impacto femoroacetabular
  • Lesão de labrum (labral)
  • Lesão ligamento redondo
  • Lesão de cartilagem articular
  • Osteonecrose da cabeça do fêmur
  • Fratura do osso subcondral
  • Displasia do quadril
  • Sinovite vilonodular pigmentada;
  • Artrites (por exemplo reumáticas, na artrite reumatoide ou lúpus).

 

Preciso de Prótese de Quadril. E agora?

A indicação de uma Artroplastia ( Prótese ) Total de Quadril pode trazer em algumas pessoas receios e ansiedade. Mas aqui vamos mostrar que não é necessário ter medo, mais sim, se informar de forma correta sobre o procedimento.

A prótese de quadril tem como objetivo a melhora da qualidade de vida através da redução da dor e melhora do arco de movimento.

É um dos procedimentos mais bem sucedidos na medicina e com altos índices de satisfação pelos pacientes.

Acredite, não é o fim, mais sim o início de uma nova jornada.

Após a recuperação do procedimento e protocolos de fisioterapia e reabilitação, a artroplastia tem potencial de retorno as atividades físicas de baixo impacto e as atividades laborais. Cada paciente apresenta uma função e demanda, então o tempo de retorno as atividades deve ser discutido individualmente. Então, esquece aquele “ mito “ de que após a artroplastia do quadril não é possível realizar atividades físicas.

Ao contrário do que muitos imaginam, o protocolo de reabilitação e recuperação é precoce. O paciente inicia sua saída do leito hospitalar em 24 horas e começa a caminhar com auxílio de um andador e fisioterapeuta.

Após a alta hospitalar que, na maioria dos casos ocorre entre 24 e 48 horas após o procedimento, segue-se com a reabilitação fisioterapêutica domiciliar  e gradativamente as demais atividades.

Para se preparar para o procedimento é necessário um planejamento que envolve exames de imagem, exames laboratoriais e cardiológicos.

Um panejamento cirurgico para indicação de qual prótese é a ideal para cada caso também é realizado.

O procedimento com segurança e manejo de eventuais comorbidades associadas deve ser regra.

Então se esse é seu caso, procure uma equipe especializada e humana, que possa lhe oferecer o que há de melhorar neste tipo de procedimento.

Se informar, sanar dúvidas é a melhor forma de tomar a decisão correta.

 

Boa sorte! Nossa equipe esta pronta para lhe ajudar.

Artrose no Quadril. Como Tratar?

A artrose do quadril também chamada de coxartrose se refere ao dano e a perda da cartilagem de revestimento que envolve tanto a cabeça femoral quanto o acetábulo ( estrutura da bacia ).

Esta cartilagem de revestimento é essencial e necessária para um deslizamento eficiente entre as superfícies da cabeça do fêmur e do acetábulo, promovendo assim uma articulação sem dor e com mobilidade adequada.

Com a evolução da artrose no quadril e lesão nesta cartilagem, os sintomas de dor e a redução na mobilidade podem aparecer.

O tratamento da artrose no quadril ( coxartrose ) depende em qual estágio a patologia  se encontra e também quais são os sintomas e limitações associados.

Nos casos considerados leves e iniciais em geral medidas como fortalecimento muscular, alongamentos, mudanças nos treinos, adequação ao a um estilo de vida mais saudável e determinadas medicações por via oral podem ser eficientes.

Já no casos considerados moderados, além das medidas instituídas nos casos leves, podemos associar procedimentos guiados por ultrassom tanto para infiltração articular como para bloqueio de nervos periféricos, buscando o controle e resposta dolorosa.

A principal medicação que pode ser infiltrada na articulação é o ácido hialurônico.

Quando todos esses procedimentos falham ou mesmo não há indicação de realiza-los, a Artroplastia ( Prótese ) Total de Quadril pode ser o melhor tratamento definitivo.

Claro, que as considerações acima são de forma genérica. A melhor forma de tratar a artrose é individualizar e personalizar o tratamento. Cada paciente e cada artrose possui as suas características e peculiaridades. Cabe então ao especialista em quadril saber interpretar e assim discutir as melhores opções com você. Tenho convicção este é o melhor caminho.

Importante é ressaltar, que sim, há tratamentos eficientes para artrose.

Ultrassom Articular
Avaliação no Consultório!

A ultrassonografia musculoesquelética, parte da medicina dedicada ao estudo por imagem com ultrassom dos tecidos, ligamentos e articulações vem a cada dia ganhando mais espaço na nossa rotina do consultório.

Com o uso do ultrassom podemos diagnosticar algumas lesões como processos inflamatórios nos tendões ( tendinites ), rupturas tendineas, lesões musculares, lesões ligamentares, lesões esportivas e avaliação das articulações e estruturas que fazem parte desta.

A ultrassonografia por ser um exame dinâmico ( pode ser realizado em movimento )  e sem radiação,  pode ser feito de forma rápida e eficiente no consultório. Seu objetivo é auxiliar nos diagnóstico correto e também na indicação e solicitação dos demais exames complementares.

Além disto o uso da ultrassonografia nos permite a realização de procedimentos guiados. Este procedimentos guiados permitem que medicações possam ser levadas até o exato local que desejamos, por exemplo um tendão ou uma articulação. Isto, aumenta a eficiência e  segurança do procedimento.

Por exemplo, a articulação do quadril por ser uma articulação profunda é de difícil manejo para procedimentos sem uso de imagem. Com a ultrassonografia desta articulação além do auxilio no diagnóstico podemos realizar procedimentos que visam redução da dor, independência e qualidade de vida.

Aqui em nossa clínica contamos com um ultrassom de ultima geração que esta pronto para ser utilizado em prol dos nossos pacientes, aumentando assim o arsenal terapêutico e diagnóstico.

Avaliação por ultrassom do quadril de um tendão em área de dor referida por uma paciente praticante de corrida.

 

Avaliação por ultrassom de lesão muscular e medida do tamanho.

 

Avaliação por ultrassom do tendão do glúteo mínimo. Paciente dor lateral do quadril.

 

Procedimento guiado por ultrassom. Infiltração para dor lateral no quadril.